sábado, 31 de janeiro de 2009

O fenômeno da "forrolização" das músicas, ritmo forró em tudo

Dei comigo pensando que a tradicional festa junina de igreja perto de casa. É agora um conjunto de atrocidades musicais cometidas impunemente por uma banda "de forró". É impressionante o fenômeno da "forrolização" das músicas. Eles conseguem tocar tudo em ritmo de forró! Tocaram todas as músicas do Mala Mansa (atenção, revisão: é "Mala" mesmo!) e dessas novas bandas de forró pasteurizado. Aí começaram a transformar tudo em forró: todas as duplas caipiras que existem, incluindo seus descendentes, como Wanessa Camargo e Sandy & Júnior, tocaram Djavan, Luciana Mello, "Epitáfio" dos Titãs (essa foi de dar cambalhota de tanto rir), e mais todas as músicas que estão nas "paradas de sucesso" em ritmo de forró.

É triste ouvir mais de três horas de uma banda supostamente "de forró" e não ouvir nada - eu disse nada - de Luiz Gonzaga, nem de Jackson do Pandeiro... aí eu me lembro do famigerado "FAMA" da Globo. Só vi aquilo um dia: quando passei pelo canal, uma das concorrentes estava revoltadíssima com a música que ela teria que cantar. Fiquei curioso pra saber que coisa terrível ela iria ter que cantar, só porque a produção global mandou. E era "Que nem jiló", de Luiz Gonzaga... nunca mais tive coragem de ver esse programa. Parei.

Saudades de festa junina com música de verdade.

Sem comentários: