domingo, 18 de janeiro de 2009

Beatles e George Harrison

Estive pensando sobre a morte do Beatle George Harrison.

Isso me faz questionar o que poderia ser dito que ainda nao foi. Parece que todas as analises ja foram feitas, mas nenhuma em si eh completa. Nenhum ser humano é completo apenas em uma analise.

Já foi dito seu papel nos Beatles. Já foi dito sua carreira solo. Já foi dito que tinha familia, filhos, que deixa viuva e orfaos.

O fato é que os beatles acabaram há mais de 30 anos. E que a carreira solo de Harrison nao é o que faz ele ser lembrado e homenageado nestes dias. Se fosse só pelo que fez sozinho, talvez houvesse alguma manifestação, mas a guarda britanica nao tocaria Beatles na sua troca de posição.

E bom, sobre os Beatles, o que sempre achei, eh que apesar de novas e novas formas de composicao de rock terem sido feitas apos sua morte, nenhuma não teve alguma inspiração neles. Se fosse montada uma arvore genealogica do rock, os Beatles teriam que estar na raiz. Foram a raiz para tudo o que surgiu, embora nem tudo o que surgiu tenha se alimentado soh da seiva produzida lá em baixo.

Hoje, acabou. Como tudo um dia acaba, os Beatles tambem se foram. Primeiro, como banda. Agora, parecem estar indo como pessoa. Só faltam dois, que um belo dia, talvez com sol radiante como estava sexta, tambem vao se despedir de nós. Isto parece muito triste a principio. Mas fica um pouco menos se lembrarmos que só se tornam lendas aqueles que entraram para a eternidade na historia humana. Se algum dia o rock realmente morrer, ainda havera aquela pessoa que ouvira Beatles. Assim como ainda hoje ouvem Mozart, Beethoven, Bach.

Sem comentários: