sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Tropicalistas e Tropicalismo

Uma pagina sobre cinema, teatro, fotografia, um pouco de historia da arte e capas de discos. So imagens, portanto. Discos? Nao, nao, obrigado. A internet esta repleta de sites que tentam descobrir o novo Nirvana em alguma bandinha de uma pequena cidade da Carolina do Norte. Se fosse para falar sobre musica, eu falaria sobre MPB. Mas quem disse que eu tenho saco para isso? Ou melhor: quem disse que eu tenho conhecimento para isso? E tem muita coisa ruim na MPB tambem. Jovem Guarda? Olha, o unico cara que passa pela Jovem Guarda e consegue algum aplauso meu é o Roberto. Mesmo assim, algum aplauso nao significa aplausos entusiasmados. Ontem a Folha deu uma pagina para Marina Lima. Eu tambem acho Marina lamentavel. Junto com a Gal Costa, a Maria Bethania (credo, nunca imaginei citar esse nome aqui) e varias outras cantoras. A Elis Regina era boa. É, era. Bossa Nova e Tropicalismo sao legais. A Bossa fundida com o Jazz é bem bacana (eu adoro jazz, disso eu poderia ateh falar um pouco, um minimo). Tropicalismo é legal porque quebrou com a ordem. E é a coisa mais legal do mundo quebrar com a ordem. Foi o que o New York Dolls fez tambem no pre-punk, mas acho o Tropicalismo mais legal, porque era mais dificil quebrar a ordem. De um lado, gente de direita, tentando se manter no poder e reprimir qualquer manifestacao. Do outro, gente de esquerda, tentando derrubar o poder e fazer qualquer manifestacao. Surge entao um movimento que criticava a estetica musical brasileira. Queria a incorporacao de influencias externas (como os Estados Unidos, que agradava os militares e desagrada a esquerda ), mas tocado de um jeito nacional. Faziam isso com classe e disso, uma forma de protesto. Mas protestavam contra o que? Ora, nao era um protesto politico. Era um protesto musical na tala. E quando era politico, nao era para incorporar a esquerda ou a direita. Era para tachar as duas de burras. (e depois dizem que burro é o Caetano Veloso). Ou seja, em um momento totalmente politico, eles foram apoliticos, mas nao alienados. E quem chama os tropicalistas de alienacao é porque ainda nao entendeu absolutamente nada.

Sem comentários: